segunda-feira, 1 de julho de 2013

Janela de transferências: um guia sobre verdades e mitos

Janela de Transferências



     Esse é um guia sobre a pior parte da temporada: a janela de transferências. E não porque eu não ache divertido ver jogadores mudando de clube - se o jogador em questão não for alguém talentoso no Barça, eu adoro. Mas me irrita especialmente ler as toneladas de besteiras que saem nos tabloides nessas épocas do ano. Algumas mais sutis, outras bem escandalosas, mas ter besteira é a regra. Por isso resolvi fazer esse post sobre verdades e mentiras envolvendo especulações de jogadores e o Barcelona. Shall we?

Em quem confiar?

     Em mim. Não, é sério: nenhum jornal é completamente confiável e todo jornalista adora uma especulação. Absolutamente todos erram as vezes, alguns por maldade, outros por ter fontes erradas. Mas eu só posto coisas quando existe alguma possibilidade de serem verdade e, quando não tenho essa certeza, posto como especulação e dou o nível de possibilidade.
      O que não quer dizer que todo jornal é ruim e que você não possa confiar em ninguém. Listarei aqui alguns jornais e pessoas confiáveis para informações de negociações, especialmente quando se trata de Barcelona e jogadores relacionados. Para efeito didático, dividirei as fontes em 4 categorias: confiável, razoável, mediano e ruim.

      Espanha

    - MD e Sport: razoavelmente confiáveis, se você souber filtrar as notícias.

Mundo Deportivo: razoável.
    Sim, o Mundo Deportivo fala sua dosagem de besteira com certa frequência, mas é só pra vender jornais. A diferença básica entre eles e os outros jornais é que eles têm fontes dentro do Barcelona, apesar de ninguém nunca ter provado isso. Coisas bisonhas como "Mario Gomez no Barcelona" são fáceis de identificar como história pra vender, mas o Mundo Deportivo já bancou muita negociação que se mostrou verdadeira em um futuro próximo: Song, Jordi Alba, Villa, entre outros. É relativamente confiável, contanto que você saiba diferenciar uma negociação possível de um absurdo non-sense. E ah, aparentemente o Mundo Deportivo tem algo contra o Thiago, segundo o @migerucb. Não sei dizer por quê.

• Sport: mediano.
   Diferentemente do MD, o Sport não é tão influente dentro do Barcelona quanto seu co-irmão. Os dois jornais catalães meio que trabalham juntos: o Sport publica as notícias que o Mundo Deportivo traz de dentro do Barcelona, filtrando algumas que parecem besteira - mas sem deixar de escrever suas besteiras habituais. No geral, é mediano, desde que você não acredite em tudo que sai lá. Também tome cuidado com algumas tomadas de posição por parte desses jornais: Sport e MD vivem bancando saída de jogadores que eles não gostam no Barcelona, sabe-se lá por quê. Villa e Valdés são os exemplos mais recentes.

• Marca: mediano.
     De mediano para ruim. O Marca tem fontes dentro do Real Madrid, clube pelo qual descaradamente trabalha. Do Barcelona, tudo que publicam vem do MD ou do Sport, sem sequer se preocupar muito em filtrar as notícias. O que é confiável lá geralmente vem de outros jornais, então não vale a pena usá-lo como fonte para a janela de transferências se você é torcedor do Barcelona.

AS: ruim.
     O AS é o extremo do madridismo. Quando publica alguma coisa sobre o Barcelona, geralmente é criticando ou alfinetando alguma coisa, então em 99% dos casos o que eles falam sobre os culés é pouco confiável. Se esse jornal publicar algo sobre o Barcelona, desconfie. Ou melhor, nem leia.

     Outros

     - O típico besteirol britânico: Messi no Manchester United.

Tabloides ingleses: ruins.
     A maioria nem se preocupa em procurar sentido nas coisas que publica, simplesmente escreve. Como priorizam o ponto de vista dos clubes ingleses, as informações geralmente são de interesse dos clubes da Premier League, não do Barcelona, daí a boa parte de besteiras que sai lá. The Sun, Daily Mirror, Daily Star, The Independent, Goal.com, etc.: não confie em nenhum desses.

Bild e jornais alemães: ruins.
     Na onda de copiar a Premier League para tentar ser a melhor liga do mundo, a Bundesliga importou também a escória da Inglaterra: os tabloides especulativos. Igualmente despreocupados com a verdade e priorizando os clubes de seu país, não valem a pena como fonte em janelas de transferência. Passe longe. Se você quer fontes interessantes dentro da Bundesliga, recomendo seguir o Mr. Bundesliga e o Honigstein.

Jornais italianos: medianos/ruins.
     Têm os mesmos defeitos dos alemães e dos ingleses, com a diferença que esses se preocupam um pouco mais com o ponto de vista dos clubes de outros países. Gazetta dello Sport e Corriere della Sera alternam especulações com sentido e outras non-sense, então não dá pra generalizar. Um ótimo jornalista italiano é o Tancredi Palmeri que, entre outras coisas, bancou Pep Guardiola no Bayern antes de todo mundo.

Sky Sports: confiável.
     A Sky Sports só costuma se envolver em assuntos de negociação quando está praticamente fechado ou já concluído, isso porque eles têm boas fontes dentro da maioria dos grandes clubes. Não existe apenas Sky Sports em um país ou outro, já que é uma multi-nacional, então não dá para enquadrar em nenhum país específico.

WhoScored.com: confiável.
     Não é exatamente um jornal ou um site sobre notícias na janela de transferências, até porque só posta coisas quando a negociação está concluída e todos os outros já postaram, mas ele vai além: posta detalhes sobre alguns jogadores e estatísticas, além de ótimas análises táticas e de bons jornalistas. Vale a pena ler as coisas que saem por lá: whoscored.com

      Twitters confiáveis

• Diego Torres (Espanha): https://twitter.com/diegotorresro
• David Jaca (Espanha): https://twitter.com/davidjaca
• Liga Sphera (Espanha): https://twitter.com/LigaSphera
• Alba - Gary Lington (Espanha): https://twitter.com/AlbaEspana
• Young Cules (Barcelona e categorias de base): https://twitter.com/Youngcules
• Josep Capdevila (Barcelona): https://twitter.com/josepcapdevila
• Barçastuff (Barcelona): https://twitter.com/barcastuff
• Jouracule - Mohammed (Holanda e outros): https://twitter.com/jouracule
• Daniel Busch (Alemanha): https://twitter.com/dan_bu
• Honigstein (Alemanha): https://twitter.com/AlbaEspana
• Daniel Martínez (Alemanha): https://twitter.com/FutbolAleman
• Mr. Bundesliga (Alemanha): https://twitter.com/Mr_Bundesliga
• Francesco Calcio (Itália): https://twitter.com/FRANCESCalciO

     As vezes, o twitter é a forma mais rápida de ler notícias do mercado de transferências. Esses, no geral, são os mais confiáveis entre aqueles que conheço, cada um na sua área de domínio. Eles também erram, mas não tentam se passar por ITK (in the know, gíria do twitter para "insider").

      Extremamente recomendáveis


     Não são jornalistas e não falam necessariamente apenas sobre a janela de transferências, mas são provavelmente os dois barcelonistas mais inteligentes do twitter. Poucos conhecem mais do que acontece dentro do clube do que eles, mesmo sem serem insiders. Tática, política, estratégia, tudo. Respondem tranquilamente qualquer dúvida que você possa ter, apesar de só falarem inglês/espanhol. São as maiores inspirações e os maiores mestres para tudo que sei sobre o Barcelona hoje.

_________________________________________________________________________________

     Alguma dúvida, elogio ou sugestão? Poste nos comentários abaixo e ficarei feliz em responder. Esse é apenas um post guia para as janelas de transferências, o post sobre a janela de 2013-14 ainda virá. Obrigado pela leitura!

0 comentários:

Postar um comentário