quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Especial Champions League - AC Milan

AC Milan x FC Barcelona

Em outros tempos, um super clássico mundial.

     Eis que o sorteio definiu o Milan, 7 vezes campeão da Europa, como adversário do Barcelona nas oitavas-de-final da Champions League. Esse que normalmente seria um jogaço, que inclusive já decidiu final de Champions League - uma péssima lembrança pro Barcelona, que na ocasião perdeu por 4x0 -, hoje parece meio esvaziado pelo mal momento que o Milan atravessa. Mas será que esse mal momento é tão ruim assim?

El Shaarawy, um símbolo da renovação milanista.

     A crise financeira na Itália é uma realidade, e isso afeta também o futebol. Exceção feita à Juventus, a absoluta maioria dos clubes italianos vive momento de austeridade, onde as grandes estrelas, que um dia fizeram do campeonato italiano o melhor do mundo, estão saindo e dando lugar aos jovens e outros jogadores menos conhecidos. O time que antes contava com os badalados Ibrahimovic, Thiago Silva e tantos outros nomes, hoje dá lugar aos jovens El Shaarawy, Niang e De Sciglio como esperança de um futuro melhor. E eles estão correspondendo: após um início horrível de campeonato, hoje o Milan já ocupa a 5° posição do campeonato e almeja vaga na próxima Champions League.
     A ideia do Milan é renovar seu elenco e criar uma espécie de 'sistema Barcelona' no clube, onde dariam preferência em jogadores revelados pela base e jovens talentos, formando um time jovem e ambicioso. Prova disso foi o grande interesse (declarado) em Pep Guardiola, que acabou acertando com o Bayern. As contratações e o discurso dos dirigentes do clube mostram exatamente isso.
_________________________________________________________________________________

Ficha Técnica

- Data do jogo de ida, horário e local: 20/02/13, 16:45 - Estádio San Siro, Milão - ITA.
- Data do jogo de volta, horário e local: 12/03/13, 16:45 - Estádio Camp Nou, Barcelona - ESP.
- Transmissão: ESPN, Band.
- Possível escalação - Barcelona: Valdés - Alves Pique Puyol Alba - Busquets Xavi Cesc - Iniesta Messi Pedro
- Possível escalação - Milan: Abbiati - Abate Méxes Zapata Constant - Montolivo Flamini Nocerino Boateng - El Shaarawy Pazzini.
_________________________________________________________________________________

Plano Tático

     Como não faz sentido apresentar o Barcelona pois todos já conhecem (ou deveriam) o time e como ele funciona, analisarei apenas a provável postura tática do Milan. Há de se ressaltar também que, como os times normalmente jogam de um jeito contra seu adversários e de outro completamente diferente contra o Barcelona, nada é certo e tudo pode mudar conforme seu treinador ache melhor, mas não deve fugir muito disso:

1) 4-3-3 ofensivo, utilizado atualmente no campeonato italiano pelo Milan:


     Essa é a formação habitual que o Milan vem usando no campeonato italiano, um 4-3-3 bastante ofensivo. O grande destaque dessa formação é Montolivo, que tem liberdade total para pegar a bola na defesa e começar as jogadas na função de 1° volante armador, conhecido no inglês pelo termo 'deep-lying midfielder'. É ele quem começa todas as jogadas do time e cadencia a posse de bola, algo parecido com o que Pirlo faz na Juventus e Xabi Alonso faz no Real Madrid. Anulando esse jogador, o Milan fica refém da armação de jogadas de seus zagueiros, algo que pode ser explorado pela pressão do Barcelona no campo de ataque.
     Nessa formação, tanto Abate quanto Constant apoiam pouco o ataque, nunca ao mesmo tempo, seja pela qualidade pouco notável desses laterais ou pela necessidade de equilíbrio tático.
     Flamini nunca teve grande destaque no Milan por passar boa parte do tempo machucado... bom, continua não tendo grande destaque no Milan, mas ao menos agora é titular e se machuca menos. Deve contribuir na defesa nas subidas de Montolivo e cobrir o raro avanço dos laterais.
     O ataque é composto por um atacante de referência com pouca mobilidade, Pazzini, municiado por dois atacantes jovens de muita mobilidade, El Shaarawy e Niang. Além deles, Boateng é quem mais aparece no ataque por sua capacidade ofensiva, vide golaço dele vs Barcelona em 2011.
     
     Fato é: reluto em acreditar que o Milan usará uma tática tão ofensiva contra o Barcelona. Não faz o estilo italiano. Mas, se o treinador ouvir as declarações do polêmico dirigente do clube, Silvio Berlusconi, a formação deve ser essa mesmo: "Não há outro jeito de jogar contra o Barcelona a não ser atacando o tempo todo. O Allegri (técnico do Milan) não entende nada."


2) 4-3-1-2 defensivo, a formação do Milan na temporada passada (e a escalação que, segundo Berlusconi, será a utilizada):


     Foi a formação do Milan na temporada e, pessoalmente, é a formação que acredito que o Milan usará. Não acredito em um Milan ofensivo pura e simplesmente porque o clube pretende mudar sua filosofia de trabalho. Certas coisas não mudam de um ano pro outro, especialmente em jogos desse tamanho.
     Montolivo exerce tanto nessa como na outra formação a mesma função, a de 'deep-lying midfielder'. É a chave do funcionamento do time, mas nessa formação é auxiliado por Nocerino e Flamini, os famosos 'box-to-box midfielders', meio-campistas que percorrem o campo inteiro da defesa ao ataque, ajudando na marcação e apoiando nos ataques. A vantagem é que o poder defensivo pelo meio aumenta.
     A grande desvantagem dessa formação é que os laterais precisam ficar mais presos, pois não tem a cobertura de alas e frequentemente ficarão no 2x1 nos contra-ataques. Abate e Constant jogarão mais na defesa do que aparecerão no ataque.
     O ataque não joga exatamente com um homem de referência mas, se Pazzini for titular, ele deve exercer a função de pivô com El Shaarawy tendo liberdade para circular e ajudando na marcação. Bojan e Niang também podem e já foram titulares nessa formação, por isso essa posição ficou em aberto no desenho tático.
_________________________________________________________________________________

Desfalques

- Barcelona: você acredita em milagres? Pois é, pelo menos por enquanto, o Barcelona não tem nenhum desfalque importante. Por enquanto. Xavi sentiu desconforto, mas já deve jogar na quarta-feira.
- Milan: Balotelli (já jogou a fase de grupos pelo Manchester City, portanto não pode jogar mais nessa temporada), De Jong e  Bonera (lesionados).

_________________________________________________________________________________

Considerações Finais

     - Nada do que foi postado aqui é necessariamente o que vai acontecer no jogo de quarta-feira, mas em uma semana é difícil que muita coisa mude. No geral, é isso.
     - Camisa pesa? Sim, mas passado não entra em campo. O Barcelona é favorito? É, mas deve respeitar o Milan, que evoluiu muito no decorrer da temporada e sempre é uma ameaça.
     - Tradição é tradição: nas últimas 5 edições da Champions League, o Barcelona vem seguindo rigorosamente um estranho hábito - se é eliminado em um ano, é campeão no outro. Ano passado fomos eliminados pelo Chelsea nas semi-finais. Se a tradição continuar...

_________________________________________________________________________________

     - Atualização: El Shaarawy virou dúvida para o 1° jogo. Se machucou e não sabe se vai pro jogo.
     - Atualização 2: Berlusconi, dono do Milan, deu declarações praticamente definindo como o time será na quarta-feira: 2 atacantes e 1 jogador marcando Messi individualmente. Portanto, a 2° escalação que postamos será a utilizada.
     - Atualização 3: Aparentemente, o Milan não poderá contar nem com Nocerino nem com Flamini para o jogo de quarta-feira. Sinceramente, agora tudo pode acontecer. Tanto podem jogar no 4-3-3 por falta de peças específicas como podem entrar Traoré e Muntari ou Ambrosini, se tiver condições. Quem sabe?

E aí, gostou? Discorda em algum ponto, gostaria de acrescentar alguma coisa ou simplesmente arriscar um palpite? Seu comentário é importante e debater é a parte mais legal de tudo isso, então deixe seu comentário!



8 comentários:

  1. Achei super legal
    tambem acho que o milan jogara fechado
    Obs:
    A transmissao sera da band e nao da record

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela correção, sempre confundo essas duas emissoras!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem, a abordagem tática está perfeita!
    Eu também acho que o Milan virá fechado. É bem a cara dos italianos, e obedece aquela forma de jogar contra o Barcelona que apareceu em 2010 com a Internazionale e ganhou força no ano passado com o Chelsea como a "fórmula mágica" para vencer o melhor time do mundo: todo mundo atrás, marcando forte e esperando a oportunidade para contra-atacar.
    Se esse confronto acontecesse no momento que se deu o sorteio, eu teria motivos para acreditar em um passeio do Barça. Mas o Milan vem em uma crescente, (são 9 vitórias nos últimos 12 jogos) diferente daquele time que no começo da temporada se desenhava como um dos piores da história do Milan devido à baixa qualidade técnica dos jogadores e a ausência de grandes nomes depois que Ibrahimovic e Thiago Silva saíram.
    Esses dois últimos enfrentaram o Barcelona no confronto pela Champions passada, e tornaram o embate mais difícil, mesmo o Barcelona de então sendo bem superior àquele Milan. O de hoje é ainda mais forte, por conta de melhora na equipe catalã e decréscimo do time Milanista, mas um duelo entre duas grandes equipes é sempre imprevisível, pois a camisa sempre pode "pesar", mostrando a tradição da agremiação.
    Enfim,tudo indica que teremos dois grandes jogos. Visca el Barça!

    ResponderExcluir
  4. uma observação: nas últimas 6? Olha que não... O time venceu em 2006, caiu nas quartas em 2007 e nas semifinais em 2008 e depois começou a alternar: campeão em 2009, semifinalista em 2010, campeão em 2011 e semifinalista em 2012.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, mas essa tática 'mágica' pra enfrentar o Barcelona necessita não só de muita aplicação tática como um bocado de sorte, por isso nem acho que seja o melhor jeito de nos enfrentar. Mas, considerando que o Milan não tem grandes peças no ataque, jogar avançado também faz pouco sentido. E no final das contas, são italianos.

    Sobre as datas: é verdade, são 5, não 6. Só serão 6 se o ciclo se completar com o título desse ano. Correção feita.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal cara, gostei da analise, mas como você disse, pode (e eu acho que não vai ser) assim. Na minha opinião, jogarão na retranca e tenrarão fazer um gol na sorte.

    ResponderExcluir
  7. Ótima análise, o plano tático ficou muito bom!
    Também acho que o Milan jogará no 4-3-1-2, mas, para mim, vai ser muito difícil o Milan passar pelo Barça, jogando defensivamente ou não, pois se nem com Ibra e Thiago Silva eles conseguiram, imagina agora com o possível desfalque do El Shaarawy.

    ResponderExcluir