terça-feira, 16 de abril de 2013

O caso Valdés: uma discussão sobre ética profissional.

Valdés anda recebendo mais entrevistas do que nunca. E não pelos motivos desejados.

Não discutiremos aqui quem pode ser o substituto de Valdés no futuro. Essa é uma discussão mais filosófica que propriamente futebolística. Dito isso, não espere nada concreto. É apenas uma reflexão.
_______________________________________________________________________________

     Nunca questionei Valdés como jogador porque ele sempre se mostrou comprometido com o clube e também porque, como torcedor, sempre apoiarei aqueles que estiverem no Barça. Ele sempre foi criticado - e, justiça seja feita, muitas vezes exageradamente - mas seguia trabalhando em silêncio. Nunca reclamou da torcida, nunca reclamou de nada. Era um profissional exemplar. Até agora.
      Valdés não quer mais ficar no Barcelona. Ok, é um direito dele, o profissional deve buscar satisfação no emprego que achar melhor. Mas não parece um tanto anti-ética a forma como ele decidiu anunciar isso?

      No começo do ano, ainda na onda de renovação de contratos com os ídolos do clube (Messi, Xavi e Iniesta por exemplo renovaram), Valdés estava nessa lista de contratos que certamente seriam renovados. Ou pelo menos assim pensávamos que seria.
     Após uma série de conversas entre representantes do Barcelona e representantes de Valdés, esses últimos anunciaram publicamente a "decisão irrevogável de Valdés em não continuar no clube além do término de seu contrato em 30 de Junho de 2014". 
     Sobre isso, o ídolo e atual diretor de esportes do Barcelona, Andoni Zubizarreta (que em seus tempos de jogador também foi goleiro) disse que "o clube respeita e encoraja as decisões de Valdés em sua carreira, como sempre fez e sempre fará".
     Por trás dessas amistosas declarações entre ambas as partes, os jornais 'Sport' e 'Mundo Deportivo' (que, apesar de não serem sempre confiáveis, costumam ter boas fontes dentro do clube - especialmente o último) garantem que houve grande desrespeito por parte dos representantes de Valdés nos termos para uma possível renovação e que a ideia seria fazer dela algo impossível. Segundo os jornais, Valdés nunca teve qualquer intenção de continuar no clube, quaisquer que fossem as razões.

_________________________________________________________________________________

     Não cabe a nós especular as razões para o desejo de Valdés em partir - o profissional é livre para fazer o que quiser, como já ressaltamos. Segundo ele, é uma vontade que ele tem há um bom tempo de conhecer culturas e lugares novos, aprender coisas novas. Nada reprovável.
     Mas não havia a menor necessidade de anunciar publicamente essa decisão. Muitos - como eu mesmo fiz no momento - pensaram que foi uma atitude nobre porque ele foi sincero com o clube e torcida, mas não há nenhuma nobreza em fazê-lo dessa forma. Uma conversa em particular com a diretoria do Barcelona resolveria a situação e não atrairia tanta atenção da mídia pro assunto. O clube poderia buscar nomes para substitui-lo no mercado sem o showzinho particular que a mídia fatalmente fará. Ainda assim, Valdés insistiu em fazê-lo. Tentaremos analisar aqui algumas das possíveis razões para essa atitude:

1) Forçar uma renovação com um salário maior.

     Nem seria a primeira vez que Valdés faz isso. Em sua última renovação de contrato, o agente de Valdés deixou a entender que seu cliente não renovaria com o Barcelona pois não estava satisfeito com as condições salariais oferecidas. Depois de muita discussão e especulação, foi decidido que ele renovaria e por um salário que acabou sendo maior do que o que o Barça pretendia pagar. Mas ele ficou.
     Entre todas as hipóteses, essa é a menos provável. Daquela vez tinha cara de chantagem do agente, dessa vez parece que o próprio goleiro tomou essa decisão - e não faz questão de escondê-la, já que está dando em média uma entrevista por semana para os mais diversos veículos de mídia para confirmar sua decisão. É o Valdés mais midiático dos últimos anos, quer isso seja bom ou não.

2) Demonstrar publicamente insatisfação.

     Também foi especulado que Valdés estaria descontente porque sente que não é reconhecido o suficiente dentro do clube, que não tem o mesmo respeito que jogadores como Xavi, Iniesta e Messi e até outros que estão no clube há menos tempo têm. Segundo os jornais que especulam isso, Valdés sente que sua remuneração e prestígio interno não são condizentes com sua história no clube.
     Os jogadores mais próximos de Victor, como é o caso de Iniesta, já saberiam dessa decisão há um bom tempo, mas estavam mantendo em segredo a pedido do jogador caso as coisas mudassem. Como não aconteceu, o jogador decidiu que seria hora de anunciar a data da separação.
     Das 3 hipóteses, essa é uma das mais criativas. Consequentemente, talvez uma das mais difíceis de se acreditar. De uma forma ou outra, parece que Valdés sempre foi maturo o suficiente para não ligar para essas coisas de prestígio. Se realmente for verdade, é lamentável. Só entenderá o quanto é beneficiado pelo grande time em que joga quando estiver jogando em outro lugar.

3) Atrair clubes interessados em seus serviços.

     Goleiros são provavelmente os menos badalados entre todos os jogadores. Não a toa, a maioria dos vencedores do Ballon d'Or são atacantes e meio-campistas; raramente acontece de ser um zagueiro (Cannavaro, por exemplo)... mas nunca na história um goleiro ganhou o prêmio.
     Como muitos goleiros e ex-goleiros descrevem, é uma profissão solitária. Seus companheiros participam ativamente do jogo, o tempo inteiro, enquanto você participa ativamente 10 minutos no máximo, isso em partidas em que seu time está sofrendo na defesa. Você é a última barreira entre seu adversário e sua meta. Se o zagueiro falhar no posicionamento, vão esquecer; se você falhar, será trucidado. É horrível.
     Valdés nunca foi um primor de goleiro no sentido de não falhar. Algumas falhas, especialmente em jogos contra o Real Madrid, ficaram marcadas em sua história. Mas mais que falhar, Valdés protagoniza lances espetaculares de puro reflexo e destreza... que no fim de alguns jogos acabam ofuscados por alguma falha bisonha, é verdade, mas é mais raro do que alguns querem fazer parecer.
     Como Valdés é geralmente lembrado mais por essas falhas que pelos seus bons momentos, fica bem difícil atrair o interesse de outros clubes sem algo que chame a atenção, como foi o caso dessa decisão de trocar de clube que ele tornou pública. Não sei se é exatamente o melhor dos atrativos para possíveis interessados mostrar que você rompeu unilateralmente com o clube que sempre te apoiou durante sua carreira, mas se é o que o agente de Valdés (e ele) pensam, quem somos nós para discordar?
     Ele conseguiria o mesmo efeito se simplesmente pedisse para seu agente oferecê-lo a vários clubes, mas provavelmente não teria os mesmos holofotes que ganhou com essas declarações. Valdés nunca deu tantas entrevistas como recentemente, nunca houve tanto interesse em sua opinião. Quase que do nada todos querem saber o que ele fará. E mais: os jornais começam a especular sobre uma suposta disputa entre grandes clubes pelo goleiro - United, Liverpool e Arsenal estariam interessados em tê-lo. Se foi ético ou não é questionável, mas que deu certo, deu. Bastante certo.

_________________________________________________________________________________

     Recentemente, Valdés deu entrevistas a vários veículos de comunicação britânicos e até ao Marca, mas nunca mais deu entrevistas ao Sport e ao Mundo Deportivo. Ainda que eu concorde que nenhum desses jornais catalães são a 'voz do barcelonismo', é estranho que Victor esteja evitando justamente os jornais mais próximos da torcida do Barça. Entendo que ele tem liberdade para dar entrevistas a quem quiser, mas está claramente focando em jornais que o ajudariam a 'divulgar sua causa'.

    Entendo também que o Valdés, apesar das muitas críticas, é um dos poucos capacitados a jogar no Barcelona. Desde Zubizarreta o Barcelona teve diversos goleiros até encontrar em Valdés o titular da posição. Só para lembrar algumas atuações memoráveis, como em Barcelona 2-1 Arsenal (2006) e França 0-1 Espanha (2013), postaremos alguns vídeos:

Compilação de Defesas



Victor Valdés - Nunca Desiste



_________________________________________________________________________________

     E aí, gostou? Não gostou? Quer mais que o Valdés vá para outro clube logo? Poste sua opinião ou correção sobre algum eventual erro nos comentários, sua participação é muito importante!

4 comentários:

  1. Além disso tudo já dito no post e que eu concordo, é importante lembrar que ele não pensou no Barcelona nessa decisão de fazer este anúncio, pois o preço de qualquer goleiro agora vai se inflacionar, já que os outros clubes sabem que o Barça está "obrigado" a contratar um goleiro e fatalmente aceitará pagar preços maiores dos que estes arqueiros valem.Mas não vou culpá-lo demais isso: empresário muitas vezes enche a cabeça de jogador de besteira e os levam a tomar decisões mercenárias, embora o Valdes já não seja nenhum menino inocente. E ao contrário de muitos que estão comemorando essa decisão, eu acho a saída dele arriscada demais: e se a adaptação do novo goleiro não ocorrer da melhor forma? Ele não está no nível das estrelas do time, mas no serviu bem, além de ter o DNA do clube e as qualidades que isso implica, como boa saída de bola. Ele pode ter tido várias falhas, mas foram majoritariamente em jogos de pouca importância. Foi sensacional contra o Arsenal na final de 2006 e contra o Chelsea na semifinal de 2009. Enfim, Valdes não está errado em sair, mas está realmente conduzindo sua saída de forma errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que foi coisa de empresário, mas o Valdés poderia não ter concordado. Também sou pro-Valdés futebolisticamente, espero que ele fique pelo menos até 2014. Suas grandes partidas foram memoráveis e a transição de Zubizarreta até Valdés foi tão penosa que é difícil imaginar que o goleiro que chegar se adaptaria facilmente.

      Excluir
  2. Váldes não é um primor de goleiro, mas ás vezes realmente exageram em sua críticas. Deve ser porque ele é o jogador menos brilhante dos titulares, então qualquer erro (além dessa posição ser cruel em relação à criticas) se torna em uma falha inacreditável. Será que ele quis sair por causa dessa pressão toda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível. Alguns jornais especulam que Valdés se sente menos reconhecido do que acha que merece - e eu concordo com ele, se for isso. Se o Casillas jogasse no Barcelona falharia tanto ou mais quanto o Victor. É mais questão de estilo de jogo que de capacidade, acredito.

      Excluir